5 Problemas geradores de sinal de internet baixo em alguns cômodos

Compartilhar artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quase todos nós somos dependentes de acesso à internet diariamente, tornando-se uma necessidade tanto para o trabalho ou lazer. Mas algumas vezes sofremos com problemas sinal de internet baixo em alguns cômodos da nossa casa. 

O fato é que, alguma coisa pode estar errada e muita vezes é tão simples, que até eu  ou você podemos  resolver em questão de minutos.

Pensando nisso, preparei uma lista de 5 problemas simples e casuais que podem acontecer e você pode estar apto a resolver. São dicas muito preciosas.

 

  1. PROBLEMA NO ROTEADOR

É  uma das principais causas de problemas de conectividade para os usuários de WI-FI. Os motivos são: roteador danificado, instalado de forma incorreta ou até mesmo com softwares desatualizados.

O primeiro passo é verificar se seu roteador está conectado corretamente, verifique se todos os cabos estão colocados e todas as luzes do aparelho estão ligadas ou piscando, caso contrário reset o aparelho e espere em torno de 10 segundos para ligar novamente.

Se você estar seguro que sua internet está funcionando e mesmo assim continuar lenta em alguns pontos da sua casa. O problema pode estar sendo ocasionado pelo posicionamento do roteador.  Verifique se seu roteador estar posicionado na região central da sua casa, afastado de aparelhos que possa ocasionar interferência no sinal.

Caso isso não resolva a situação e você estar ciente que a velocidade da internet contratada é boa e não existe problemas com computadores, celulares, tablets e outros hardwares. O motivo pode estar sendo ocasionado por uma dificuldade de o sinal estar chegando em todos pontos da casa.

Nesse caso, o essencial é trocar o roteador por outro com uma frequência mais potente, ou utilizar um roteador secundário que passar repetir o sinal.

 

  1. OBSTÁCULOS FÍSICOS

Outro ponto importante a se considerar no posicionamento do roteador, é levar em consideração que janelas, paredes, portas, móveis podem prejudicar na qualidade do sinal em alguns cômodos, pois as ondas eletromagnéticas possuem enfraquecimento a se propagar em ambientes com muitos materiais físicos.

Sinal de internet baixo em alguns cômodos

O vidro pode ser também um grande vilão da propagação do sinal wireless devido ao alto índice de refração. Entretanto deve se evitar transpor o sinal por barreiras de vidraça, portas e janelas de vidro. Ocasionando uma a frequência de propagação mais lenta.

No entanto, se for planejar sua casa ou até mesmo um escritório leve em consideração o material utilizado na construção, pois irá fazer total diferença na propagação do sinal de internet.

Uma dica para amenizar essa situação é afastar o dispositivo de Wi-fi, o mais longe possível para que as ondas se propagam de forma mais livre sobre o ambiente, alguns roteadores possuem antenas e vale apenas troca o seu posicionamento para minimizar a interferência. 

 

  1. INTERFERÊNCIA

Usar dispositivos que transmita outros sinais próximo ao aparelho pode ocasionar interferência no sinal do Wi-fi. Nesse sentido, deve-se evitar deixar o roteador próximo a objetos metálicos, televisão, aparelhos de som, micro-ondas, telefone sem fio e dispositivos conectados via bluetooth.

 

Os novos fabricantes de celulares estão desenvolvendo novas tecnologias que possam reduzir a interferência do bluetooth no sinal de internet.

Mesmo se o dispositivo não esteja ligado ao Wi-fi eles podem estar operando numa mesma frequência que é entorno de 2,4GHz ou 5GHz ocasionado que se chama de ruído resultando em uma rede mais lenta ou até desconexão.

Outro fato que pode ocasionar interferência no sinal não está ligado a aparelhos ou outros sinais, mas a cor do ambiente. Uma dica é evitar a cor verde, pois dificulta a propagação do sinal devido as cores terem a mesma frequência.

 

  1. INTERFERÊNCIA DE REDES WI-FI CONCORRENTES 

Essa dica não deve ser uma surpresa, mas ao longo desse texto você já percebeu que qualquer aparelho que emite um sinal em uma determinada frequência já se torna motivo para atrapalhar o sinal do seu Wi-fi em casa. Agora tente imaginar dois sinais distintos se colidindo.

Uma rede Wi-fe trabalha numa média entre 15 canais na América do Sul, os roteadores atuais trabalham alternado entre esses diferentes tipos de canais, sempre mudando para aqueles que estar menos congestionados. 

O problema acontece quando outro Wi-fi na redondeza estar trabalhando usando o mesmo canal de frequência ocasionado problema de interferência. 

Grandes cidades com muitos edifícios e apartamentos torna-se comum esses tipos de interferência. Isso devido ao grande número de redes sobrepostas e que utilizam o mesmo canal.

Se esse for o eventual problema, o roteador pode ter suas configurações alteradas para trabalhar em uma faixa específica de canal. Nesse caso deve -se entra em contato com a sua operadora para ter instruções específicas de como realizar essa mudança.

 

  1. FIRMWARE DESATUALIZADO

Algo bastante comum entre os usuários de Wi-fi é esquecer de atualizar o firmware – conjunto de software e instruções operacionais que são programadas diretamente de fábricas em equipamentos eletrônicos e ao longo do tempo pode prejudicar sua rede Wi-fi. 

A sugestão é sempre manter o firmware atualizado, mas nem sempre pode solucionar o problema. A operação deve ser feita de forma cuidadosa, e evitada por leigos devido o risco de inutilizar o roteador. Após essa operação deve-se configurar novamente o Wi-fi.

 

CONCLUSÃO

Sempre que se enfrenta problemas de conectividade e baixo sinal de internet, às vezes a mais simples tomada de decisão pode fazer total diferença. Não é necessário ser   um gênio da informática para solucionar esses eventuais problemas e torna sua conectividade mais rápida e divertida.

Aproveite e confira nosso planos de internet 100% Fibra Óptica em promoção.

Clique aqui

Fique por dentro de nossas novidades

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Veja mais

Do You Want To Boost Your Business?

drop us a line and keep in touch

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Basta preencher os dados abaixo: